O ressentimento, o rancor e a inveja de Hélio Bicudo contra Lula

As declarações de Hélio Bicudo no Roda Viva de ontem foram de uma irresponsabilidade impressionante. Sem falar em valores, em patrimônio, afirmou que Lula se enriqueceu ilicitamente. Ora, baseado em que Bicudo afirma isso? Ele fala do passado de Lula, que o conheceu morando num apartamento de 40 metros quadrados. Desde quando isso impede que Lula ganhasse dinheiro no transcorrer da vida dele? Sem lógica nenhuma.

Bicudo nitidamente exibiu rancor, inveja e ressentimento notório contra Lula. Ao que parece, tem inveja do que Lula conseguiu ser sem a formação que ele, Bicudo, alardeia possuir. Um filho dele, Bicudo, escreveu um texto onde explica toda a origem da animosidade do pai contra Lula. Trata-se de um senhor invejoso porque Lula se tornou presidente da república e uma liderança política internacional, ao passo em que ele, Bicudo, continua sendo o mesmo operador do direito limitado e sem brilhantismo de sempre. É importante que se diga isso. Bicudo não é conhecido como “jurista”. Ele foi um procurador que se tornou famoso na época dos esquadrões da morte e depois se tornou político do PT, levado ao partido por um filho dele, pois, na origem, Bicudo sempre foi um conservador. É daí que vem a sua fama e não por ser “jurista”. Não tem nome nem fama nenhuma na comunidade jurídica brasileira como “jurista”. Nenhuma. Não publicou nenhuma obra relevante, nenhuma tese brilhante, nada. É uma nulidade no direito brasileiro. Existem autores mais jovens que tem mais obra acadêmica de peso ou importante do que Bicudo, que desponta para o anonimato no direito brasileiro.

A entrevista de Hélio Bicudo, ontem, no programa Roda Viva, da TV Cultura, falar por si só. Ele não fundamentou nada. Só fez ataques ressentidos e invejosos contra Lula. Deixou claro que se incomoda com o sucesso financeiro e político de Lula. Qual foi a justificativa que ele deu? Lula usou a presidência da república para se enriquecer. Tosco, para dizer o mínimo. Lula foi presidente da república e fez um governo aclamado internacionalmente. Se as pessoas pagam para ele falar, qual a ilegalidade disso? Nenhuma.

Bicudo tem é inveja de ver Lula rico pelos seus méritos. Se Bicudo não tem condições de ser presidente da república, se ele não tem condições de ser afamado internacionalmente e fazer dinheiro com isso, a culpa é dele e não de Lula. O que Lula fez para ganhar dinheiro, valendo-se da suas realizações na presidência da república para ministrar palestras e conferências ao redor do mundo, concorridas e caras, como é o preço cobrado por uma estrela da política internacional, isso não é nenhum ilícito. Todos fazem isso. Os políticos americanos que foram presidentes da república fazem isso. Até o FHC fez.

Como ficou claro na entrevista de ontem no Roda Viva, Bicudo é mais um que não tolera o sucesso do homem e do político Lula. Lula ficou rico com todos os méritos de uma estrela da política internacional, respeitado em vários países do mundo, coisa que Bicudo nunca conseguiu ser. Lula não tem culpa de ter sido presidente da república. Somente o vencimento de presidente da república, preservado ao longo de oito anos, já é mais do que suficiente para juntar uma “bolada”.

Simplesmente porque o presidente tem todos os gastos pagos pelo Tesouro Nacional. Ele não gasta nada do vencimento, praticamente. Tudo é custeado pelos cofres públicos. Não paga moradia, alimentação, viagens, nada. Os presentes que Lula ganhou ao longo de oito anos são de propriedade dele. Fora a principal fonte de renda de Lula, as palestras, as quais ele ministra muito antes de ser presidente da república e são concorridas e, claro, caras.

Lula não deve ganhar menos de R$ 150 mil reais em cada palestra que ele dá no Brasil e no mundo. Se ele der umas dez palestras por mês, computando por baixo, ele ganha um milhão e meio de reais por mês. Façam os cálculos, incluindo os investimentos que normalmente se faz para multiplicar o capital auferido (sim, porque ninguém é estúpido o suficiente para ganhar dinheiro e não fazer com que ele renda lucros e dividendos). Um cara desse está fadado a ser naturalmente rico. Estranho seria se fosse o contrário. Não é só pagodeiro ou jogador de futebol que era pobre e tem o direito de ficar rico neste país. Políticos como Lula ficam ricos também. E com os dois pés nas costas.

É isso que muita gente não suporta, geralmente os perdedores. Eu admiro Lula, inclusive pelo fato de ter se tornado rico, com todos os méritos. Por isso Lula é admirado pelos políticos americanos, inclusive os Bush, que desprezavam FHC, visto como um intelectual distante do povo e sem nenhum exemplo de superação para mostrar, ao contrário de Lula, um fenômeno. Lula é o próprio sonho americano em pessoa, um sujeito pobre que venceu na vida, tornando-se uma pessoa referência no mundo na área em que atua, a política.

Deixe um comentário

Arquivado em Jornalismo, Política, Televisão

Deixe um comentário